Vocês têm que ler isto! Portugal, um jardim à beira-mar plantado - Versão 3.0

13:05

Ora, isto de ser português para muitos virou moda nos últimos dias. É a capacidade que o futebol tem, esquecemos todos os males dos quais nos queixávamos todo o santo dia e de repente tudo virou festa!

Fico muito contente com este fenómeno porque a sensação que dá é que quando saímos à rua até se respira melhor. 
Fico mais contente ainda porque o facto de estarmos na final do Euro pôs os olhos do mundo nesta 8ª, 9ª, 10ª (e até ao infinito, e talvez mais além) maravilha que é o nosso jardim à beira-mar plantado. 

Bem pelo tamanho do país isto é mais um canteiro, mas como o tamanho não é tudo, é como se fôssemos uma espécie de concentrado de maravilhas.

Foto: Daniela Azevedo

Ora, já falei da Costa Vicentina - Alentejo, uma surftrip que planeio fazer em breve, já falei também da Ericeira, um paraíso para os amantes do surf, da qualidade de vida, do gin e de basicamente estar de "papo para o ar", já falei das gentes dos Norte (das quais eu faço parte) mas agora é o momento de falar dos portugueses!



Somos os maiores C-A-R-A-G-O!!! 
(Note-se que eu pensei escrever outra palavra, mas tecnicamente esta não é considerada palavrão, embora queira dizer exatamente a mesma coisa)

E somos os maiores por muitas razões, as quais eu passo a enumerar (algumas delas):

  • Descobrimos o mundo quase por completo em barquinhos de madeira, sem motor, sem mapa e sem consciência muito provavelmente (eu gosto de pensar que os descobridores curtiam viajar e fazer altas "boat partys" , e como consequência esbarraram com metade do mundo). O que mostra que a nossa taxa de cagaço é ínfima e a de sorte é monstruosa. Somos uns corajosos portanto.

  • Somos um dos maiores produtores de emigrantes de todo o mundo. Fazemos pessoas cheias de qualidades, trabalhadoras, formadas até à ponta dos cabelos e depois enviamos para os mais variados pontos do planeta para que possam ajudar os outros países. O que mostra o quão caridosos somos, mesmo quando estávamos a precisar de uma mãozinha por aqui para por o nosso próprio país no sítio. Somos uns amores.
  • Somos também um dos países com a maior capacidade auto-crítica. Estima-se que em média um português possa tecer comentários críticos negativos acerca do seu país durante 30% do tempo que está acordado, se for no Norte estes comentários vêm acompanhados de palavras designadas por "bad words" ou para os amigos palavrões. Enganem-se se acham que somos pessimistas, não, isto é uma espécie de educação à bruta. No fundo gostamos muito do nosso país e até acreditávamos que íamos ganhar o Euro 2016 desde o primeiro dia ;) - Isto faz de nós um povo muito confiante!
  • Somos também os produtores de pessoas que se dão à prática de futebol e que vão povoar esses clubes pelo mundo fora. De salientar que temos o caro Cristiano Ronaldo, que provoca neste povo tão bravo, sentimentos tão controversos. Mesmo sendo o melhor do mundo provoca um misto de amor-ódio assumido aleatoriamente todos os dias por diferentes pessoas. Somos bons em futebol, portanto.
Foto: inimigo.publico.pt
Foto: www.goal.com

  • Somos gigantes em tudo o que fazemos, não só no futebol, fartamo-nos de ganhar medalhas pelo nosso país, nem que tenhamos que pagar pela viagem, pela estadia, pelo treinador, pela inscrição nas provas e na federação. Temos profissionais que trabalham todos os dias para a nossa proteção, para a nossa saúde, para o nosso bem estar. Somos um país cheio de talentos a dar cartas dentro e fora do país e temos todos muita pena que isso não seja reconhecido. Só que festejamos mais quando é o CR7 a ficar em tronco nu.

Ironias à parte temos raça, coragem, sabemos receber os turistas em 30 línguas diferentes e aprendemos outras tantas quando visitamos outros países só para não incomodar o senhor da bilheteira, temos praia, cerveja, e adoramos festa. Somos orgulhosamente portugueses, nem que seja só durante o Euro ou o Mundial. Somos Portugal e eu cá adoro sê-lo, cheia destes defeitos e qualidades que nos tornam tão lusos.


E já agora vamos ganhar! O Euro :)



Outras Publicações

0 comentários

Contactos

Abertura para todo o tipo de parcerias, se estiverem interessados entrem em contacto. Responderemos assim que possível


Clica aqui:

geral@oursecretb.com

Follow on Facebook

Twitter