Suffragists - So much history that you can't simply ignore

22:14

Pára tudo que é dia da mulher!

Eu sei que adoramos usar aquele vestido com aqueles sapatos. E que desculpas nunca são demais pra ir ao cabeleireiro com tudo a que temos direito. Aliás, aquela clutch que viram da nova coleção está mesmo a pedi-las e um jantar do dia da mulher é a oportunidade perfeita para tudo isso, e em alguns casos até para muito mais (calma meninas!).

Mas... (é chato eu sei, mas a vida tem sempre um "mas") hoje, é um excelente dia para refletir sobre isto!

A razão de ser do "Dia Internacional da Mulher". 

Assim muito rápido e da forma menos chata possível aqui vai:
Relatos históricos referem que surgiu a necessidade de criar um Dia Internacional da Mulher (fez-se luz e diz que foi na cabeça de alguns nova iorquinos - That's why I love that city) em homenagem aos protestos de 1908 em que as trabalhadoras da indústria têxtil reclamavam melhores condições de trabalho. Pensando bem elas reclamavam efetivamente condições de trabalho, algumas que fossem vá, se não fosse pedir muito. E nesse ano, o Dia Internacional da Mulher celebrou-se em 28 de Fevereiro.

Com o decorrer dos anos, foram aumentando o número de celebrações e a adesão em vários países foi notória.
Embora hoje se chame "Dia Internacional da Mulher" ou "International Women's Day" já teve várias designações e assumiu uma grande importância social e política, sendo mesmo decretado feriado em alguns países (Vá lá, também era só mais um e não nos custava assim tanto).

Desde manifestações mais e menos pacíficas, este dia esteve desde sempre associado ao reconhecimento das conquistas pelos direitos das mulheres e pela igualdade entre géneros, etnias, culturas, e por aí fora, acho que vocês já entenderam. (Para quem tiver curiosidade aqui segue o link da história oficial no site das Nações Unidas)



Basicamente, muitas mulheres morreram para que hoje possamos ser livres e muitas mais sacrificaram o seu bem estar e o seu conforto para que possamos hoje ter acesso à educação, ao voto, à escolha.

E até parece que chegamos a um final feliz, só que ainda não! Existem países pelo mundo fora onde a desigualdade de direitos é demasiado notória, existem países onde o voto, a educação e a liberdade das mulheres ainda não é uma realidade.

Deixo-vos aqui o trailer de um filme que deveria ser obrigatório neste "Dia Internacional da Mulher". Um filme que relata muito do sofrimento que muitas mulheres enfrentaram para que o futuro nos fosse mais fácil. Num tempo onde o preço a pagar pela liberdade de expressão era demasiado caro.



"We don't want to be law breakers, we want to be law makers"

Como nota final gostaria de desejar que todas as pessoas, homens e mulheres, se respeitem como iguais. Que todas nós honrem e façam honrar as mulheres que lutaram para que o futuro, o nosso presente, fosse mais feminista. E acima de tudo, que não se esqueçam que o caminho não chegou ao fim, e que devemos continuar a lutar pelo futuro de alguém, nunca esquecendo o preço pago pelo que já conquistamos.

Happy International Women's Day to everyone!

Outras Publicações

0 comentários

Contactos

Abertura para todo o tipo de parcerias, se estiverem interessados entrem em contacto. Responderemos assim que possível


Clica aqui:

geral@oursecretb.com

Follow on Facebook

Twitter